|
1 - Realizar a interpretação/tradução da língua oral Portuguesa para a língua de Sinais Brasileira e vice-versa, observando os preceitos éticos de confiabilidade, imparcialidade, discrição, distância profissional e fidelidade. |
|
2 - Intermediar a interação comunicativa de forma precisa e apropriada de modo a transmitir o pensamento, a intensão e o espírito do palestrante entre pessoas que não usam a mesma língua ( Língua Portuguesa e LIBRAS) |
|
3 - Interpretar/traduzir da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS para a Língua Portuguesa ou vice-versa de forma simultânea ou consecutiva em eventos,seminários de formação continuada, formaturas, palestras e demais atividades da instituição |
|
4 - Atuar como um meio de viabilização do acesso a comunicação, à informação e a educação de alunos e docentes surdos da instituição. |
|
5 - Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a componente de LIBRAS a serem desenvolvidas na instituição. |
|
6 - Tradução /Interpretação em sala de aula para docentes surdos |
|
7 - Tradução /Interpretação para discentes surdos |
|
8 - Fazer tradução interpretação para a LIBRAS dos informes sobre os cursos oferecidos por este campus na modalidade vídeo. |
|
9 - Atuar como mediadora comunicativa nas reuniões de comissões locais de curso |
|
10 - Participação e atuação em bancas de cursos e concursos públicos para docentes e ou técnicos administrativos |
|
11 - Participação e atuação em comissões de verificação de processos seletivos ao ingresso de alunos com deficiência junto ao NUDE/NINA |
|
12 - Estudos e pesquisas de sinais e materiais a serem usados com alunos e professores surdos |
|
13 - 5 -Atuar como parceira na socialização e informação da comunidade acadêmica acerca do trabalho desenvolvido pelo NuDE, a fim de divulgar melhor o trabalho desenvolvido no setor. |
|
14 - 11 - Realizar mediação entre docentes e estudantes nas questões referentes à produção de material acessível para pessoas com deficiência (sempre que necessário no decorrer do semestre) em parceria com o NUDE/NINA |
|
15 - Atuar junto ao Interface do NInA ,na identificação e acompanhamento aos alunos com deficiência, mapeando suas necessidade cotidianas, intervindo na busca de eliminar barreiras sociais, físicas e de aprendizagem, identificando recursos para a inclusão; |
|
16 - Atuar junto a seleção e orientação os bolsistas NuDE/ NInA em suas atividades cotidianas, envolvendo planejamento, execução e avaliação do trabalho e do seu desempenho, juntamente com os demais colegas do setor. |
|
17 - Contribuir com o NINA/NUDE para a realização de atividades que busquem prevenir a evasão e retenção discente através de acompanhamento e orientação aos discentes e docentes do campus, , principalmente aos com deficiência. |
|
18 - Participação e atuação em comissões de Verificação de Heteroidentificação |